O primeiro papel de parede completamente biodegradável

Temos vindo a assistir ao lançamento de produtos sustentáveis em todas as áreas. A decoração não é excepção e hoje trago-vos um papel de parede muito especial.

Há cada vez mais empresas que estão conscientes da sua responsabilidade quanto à pegada ambiental que deixam no nosso planeta e depois há aquelas empresas que criam produtos verdadeiramente inovadores que além de não poluirem, contribuem com nutrientes para os nossos solos.

É o caso do papel de parede Veruso Lino, uma papel de parede sustentável, criado pela empresa Papel de Parede dos Anos 70 em parceria com centros de investigação alemães.
Veruso Lino é um papel de parede feito inteiramente de matéria prima vegetal e não contém qualquer químico já que não foram adicionados corantes. O seu tom e texturas naturais são a expressão perfeita dos materiais utilizados neste papel: o linho e a viscose proveniente de madeira sustentável.



Apesar de ser 100% natural, este papel de parede tem uma qualidade elevada e possui a certificação "STANDARD 100 by OEKO-TEX".


Das várias características inerentes a este papel de parede, as que me parecem mais interessantes são as seguintes:
100% Compostável ou Biodegradável
Quando pretendermos mudar de papel de parede, este modelo pode ser descartado numa pilha de compostagem. Ele estará totalmente decomposto e deteriorado após alguns meses, recomeçando o ciclo biológico, onde todas as matérias-primas contidas num produto podem ser reutilizadas repetidamente. 

Isolamento térmicoO papel de parede Veruso Lino tem cerca de 0,5 mm de espessura e é relativamente leve. O ar fica retido no meio das fibras de linho e da viscose, criando um efeito de isolamento térmico. A energia térmica presente num espaço aquecido é absorvida pelo papel de parede em vez de ser totalmente liberada na própria parede.

Regulação de humidadeTal como a madeira e outros materiais feitos a partir de fibras de origem vegetal, o papel de parede Veruso Lino absorve a humidade do ambiente. Quando o ar do ambiente se torna mais seco, ele liberta essa humidade e contribui assim para uma agradável temperatura ambiente.

Durabilidade
Este papel de parede é produzido tendo por base a poupança de recursos e uma vida útil longa. Além disso, o design é intemporal, tornando desnecessárias as frequentes mudanças de decoração.

Baixa inflamabilidade
Este papel tem um efeito retardante do fogo conseguido exclusivamente através das propriedades oferecidas pelos materiais naturais, visto que os aditivos químicos habitualmente usados não estão presentes.

Sem risco para a saúde
É produzido a partir de linho e de viscose ecológicos. Não há ingredientes adicionais. O mesmo não acontece com papéis de parede convencionais que, quando expostos a altas temperaturas, podem libertar moléculas nocivas para a saúde.




Como podem ver pelas fotos, este papel de parede tem um tom muito neutro e, em termos de decoração, fica bem em praticamente qualquer divisão da casa. Fica ótimo em casas com decoração minimalista! Eu apostaria utilizar este papel especialmente nos quartos dos mais pequenos uma vez que estamos, assim, a reduzir a exposição dos miúdos a toxinas ou então em divisões que aqueçam facilmente.

E vocês? Onde utilizariam este papel?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Area Store Catálogo 2012

Inspiração para quartos jovens

Area Store - Catálogo 2011